Ceará participa do Plebiscito Nacional sobre o Fim do Imposto Sindical

11/04/2012

Escrito por: CUT-CE

Urnas e cédulas começam a ser distribuídas em entidades filiadas e empresas

Segue até o próximo dia 30 de abril o plebiscito que ocorre em todo o País pelo fim do imposto sindical. No Ceará, urnas começaram a ser distribuídas em entidade filiadas à CUT-CE e em empresas. Os trabalhadores e as trabalhadoras também podem votar pela internet, no endereçohttp://diganaoaoimposto.cut.org.br.

O objetivo é acabar com a obrigatoriedade do imposto sindical prevista no artigo 579 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A Central entende que essa obrigação imposta na lei, datada da década de 1940, é ultrapassada, sendo os trabalhadores e trabalhadoras responsáveis pela escolha da melhor forma de sustentação financeira do sindicato que os representam.

O imposto – que tem uma boa fatia destinada para sindicatos de fachada que não defendem os direitos da classe trabalhadora - seria substituído pela contribuição da negociação coletiva, decidida livremente em assembleia da categoria. Os votos são válidos a partir de um documento de identificação. Os trabalhadores e trabalhadoras que querem o fim do imposto devem votar “não”.